Por Tony Figueiredo
O ambiente de tensão da terapia intensiva, relacionado a alta complexidade dos pacientes, patologias, equipamentos tecnológicos, procedimentos e cuidados, além da diversidade de profissionais envolvidos na assistência, são fatores frequentemente associados a fadiga e estresse profissional, favorecendo a falhas na comunicação e aumento do risco de eventos adversos.
Segundo a Wickpédia, Handoff ou Handover, sendo o segundo mais usado na Europa, é o procedimento empregado em redes sem fio para tratar a transição de uma unidade móvel (UM) de uma célula para outra de forma transparente ao utilizador. Na área de assistência à saúde, os termos vêm sendo utilizados para definir a transmissão efetiva e segura de informações do paciente.
Melhorar a segurança e efetividade da comunicação e transferência de informações entre profissionais da assistência estão entre as metas de segurança do paciente da Joint Commission International e ações da Organização Mundial da Saúde para segurança do paciente.
Falhas na comunicação acarretam em quebra na continuidade e na qualidade do tratamento. Quando informações deixam de ser transmitidas ou são passadas incorretamente, estas lacunas podem levar a um tratamento inadequado, causando danos para o paciente, prolongamento da internação e aumento dos custos hospitalares.
Para tornar a comunicação entre a equipe multiprofissional mais efetiva e segura, tem-se preconizado a padronização das informações através de check-lists e protocolos assistenciais. Os hospitais, devem definir protocolos de handover/handoff, tanto para passagens de plantão de trocas de equipes quanto para transferências internas ou externas do paciente para outro hospital.
Bibliografia consultada:
Iniciativas para segurança do paciente difundidas pela Internet por organizações internacionais: estudo exploratório
AQF Gomes - 2008 - arca.fiocruz.br
Check-List sistemático a pie de cama del paciente crítico
B Santos, D Arnal Velasco, M Miró Murillo… - anestesiar.org
[DOC] Characterization of handover from the surgical center to the intensive care unit
BRM Bueno, SS Moraes, K Suzuki, FAF Gonçalves… - Cogitare …, 2015 - ojs.c3sl.ufpr.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário