sábado, 21 de maio de 2016

O PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR - Tema sempre atual.

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano.
O Teólogo Leonardo Boff fala do cuidado como princípio humano: “Cuidar é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro.”

O hospital enquanto ambiente terapêutico concebido segundo o molde biomédico traz consigo uma visão fraguimentária das ações e intervenções. É comum aos profissionais da área de saúde desenvolver apenas tarefas, sendo eficientes e responsáveis, no entanto, distantes e frios com o paciente.

Cabe a enfermagem a ação de protagonista no acolhimento e no gerenciamento do cuidado aos pacientes e a iniciativa de transformar, através de uma visão holística, a assistência de enfermagem em um sistema integralizado de cuidar.

A palavra protagonismo é formada por duas raízes gregas: proto, que significa ‘o primeiro, o principal’; agon, que significa ‘luta’; agonistes, por sua vez, significa ‘lutador’. Protagonista, então, entende-se lutador principal, personagem principal, ator principal.

E fundamental entender o protagonismo da enfermagem no processo de cuidar, tanto quanto vislumbrar possibilidades de superação das dificuldades existentes. Se a subalternidade é histórica, ela pode ser desconstruída e a relação com as demais áreas e trabalhadores ressignificada por meio do protagonismo consciente e consequente dos seus atores.

Faz-se necessário participar. E participar significa não apenas estar presente, mas ter seus posicionamentos, idéias, valores e conhecimentos reconhecidos nas decisões. Só com ampla participação podemos lutar pelos princípios da democracia, neutralizando as formas de autoritarismo e marginalização. Essa forma de participação é condição essencial para o empoderamento, que, por sua vez, se refere à ampliação da capacidade de tomar decisões responsáveis e consequentes

.(Tema da ABEn - 75ª Semana Brasileira de Enfermagem - Síntese e reflexões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário